"reconheceram Jesus ao partir o Pão..." - Lc 24,13-35 - 04/05/2014

Na nossa caminhada pela vida, passamos frequentemente pela experiência do desânimo. As crises, os fracassos, o desabamento daquilo que julgávamos seguro e em que acreditávamos deixam-nos frustrados. Então, parece que nada faz sentido e que Deus desapareceu do nosso horizonte. No entanto, a catequese que Lucas nos apresenta hoje garante-nos que Jesus, vivo e ressuscitado, caminha ao nosso lado. Ele é nosso companheiro de viagem que encontra formas de vir ao nosso encontro, mesmo se nem sempre sejamos capazes de reconhecê-lo, para encher o nosso coração de esperança.

Como é que Ele nos fala e faz renascer em nós a esperança? É através da Palavra de Deus, escutada, meditada, partilhada, acolhida no coração, que Jesus nos indica caminhos, nos aponta perspectivas novas, nos dá a coragem de continuar, depois de cada fracasso, a construir um mundo melhor. Que lugar tem a Palavra de Deus na minha vida? Tenho consciência de que Jesus me fala e me aponta caminhos de esperança através da sua Palavra?

Quando é que os olhos do nosso coração se abrem para descobrir Jesus, vivo e presente no meio de nós? É na partilha do Pão eucarístico. Sempre que nos sentamos à mesa com a comunidade e partilhamos o pão que Jesus nos oferece, sabemos que o Ressuscitado continua vivo, caminhando ao nosso lado, alimentando-nos ao longo da caminhada, ensinando-nos que a felicidade está no dom, na partilha, no amor. Sempre que nos juntamos com os irmãos à volta da mesa de Deus, celebrando na alegria e na festa o amor, a partilha e o serviço, encontramos o Ressuscitado que vem encher a nossa vida de sentido, plenitude e vida autêntica.

E quando o encontramos, o que devemos fazer? Temos de levá-lo e partilhá-lo com os nossos irmãos, temos de dizer a todos que Ele está vivo e que oferece aos homens (através dos nossos gestos de amor, de partilha, de serviço) a vida nova e definitiva.

Pe. Ciríaco Madrigal, o.s.a.

Nenhum comentário:

Postar um comentário