...rogarei ao Pai, e ele vos dará um outro Defensor... - Jo 14,15-21 - 25/05/2014

O tema central do Evangelho deste domingo é a promessa do envio do Defensor, o Espírito da Verdade.

Aos que amam Jesus e observam seus mandamentos é dito que, mediante a intervenção do Filho, o Pai dará outro Defensor "para que permaneça convosco para sempre". O termo Paráclito significa literalmente "chamado para junto de alguém".

A menção ao Defensor e sua definição como o "Espírito da Verdade" ocorrem somente nos escritos de S. João. Essa definição remete à proclamação "Eu sou o caminho, a verdade e a vida", que qualifica o Espírito de Jesus-verdade, evocando não apenas a sua revelação mas também a discriminação que esta opera entre os homens segundo a sua resposta.

Com efeito, a figura do "Espírito da verdade' é, por sua vez, especificada pelo contraste - na acolhida que se faz a ele - entre o "mundo" e os fiéis; aqueles que rejeitam crer no Filho não podem receber aquele que desconhecem.  Mas, aos discípulos Jesus diz: "Vós o conheceis porque ele permanece junto de vós e estará em vós."

Na pessoa de Jesus, o Espírito estava junto dos discípulos, e eles podiam, portanto, reconhecê-lo; ele "permanecia" sobre Jesus de Nazaré, cujas palavras eram "espírito e vida" (Jo 6,53). Mas o Espírito não se achava ainda agindo neles. "   

Agora, ele estará em vós"; este anuncio exprime o cumprimento da profecia relativa à Aliança última: "Eu porei meu Espírito em vós." Depois da glorificação do Filho, o Espírito estará no interior dos fiéis como um rio de água viva em cada um deles. "Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama. Ora,  quem me ama,  será amado por  meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele".

Peçamos a Deus para estarmos abertos ao Espírito da Verdade. Seguindo os impulsos do Espírito Santo saibamos acolher os ensinamentos de Jesus e transformá-los em vida. A "experiência decisiva" do Espírito Santificador mude os corações dos fiéis e a prática das comunidades!

Frei Aloísio de Oliveira, OFM Conv

Nenhum comentário:

Postar um comentário