O Espírito Santo vos recordará tudo o que eu vos tenho dito - Jo 14,23-29 - 01/05/2016

No 5º Domingo da Páscoa ouvimos que a essência da vida cristã está no mandamento do amor. A medida para vivermos o amor fraterno é o exemplo de Jesus: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”. Vimos que este é o testamento de Jesus aos seus discípulos, antes de morrer. No Evangelho de hoje Jesus continua falando do amor, enquanto nos une a Cristo, ao Pai e ao Espírito Santo. Isto é, enquanto estamos mergulhados no mistério da Santíssima Trindade.

Da parte de Deus este amor é gratuito, é fiel. De nossa parte exige guardar sua palavra, isto é, colocar em prática o mandamento do amor que Jesus nos deixou. Quando observamos o mandamento do amor a exemplo de Jesus somos introduzidos na família divina: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra…”.

Depois da última ceia estava para se cumprir a “exaltação” de Jesus, isto é, sua morte, ressurreição e ascensão ao céu (próximo domingo). Por isso Jesus fala do Espírito Santo, “que o Pai enviará em meu nome”. Cristo Jesus continuará a nos ensinar pelo Espírito Santo: “Ele vos ensinará e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito”. Recordará e ensinará sempre de novo o mandamento do amor, legado por Jesus.

A paz que Jesus nos deixa vem da fé: Quando vivemos o amor a exemplo de Jesus, tornamo-nos a morada da Santíssima Trindade: “… meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada”. Deus vem morar conosco para que nós possamos viver para sempre em sua companhia (2ª leitura). A escuta e a prática do mandamento do amor, nos coloca em comunhão com Deus, já na vida presente.

Que o Espírito Santo, enviado a nós pelo Pai em nome de seu Filho Jesus, nos recorde sempre o mandamento do amor. Ensine-nos a descobrir quem é o nosso próximo, a quem devemos servir e amar como Cristo nos amou.

Frei Ludovico Garmus, ofm
(fonte: www.franciscanos.org.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário